Resenha: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne



Sinopse: 

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.






Bruno gosta de explorar, ele fazia muito isso na sua antiga casa de cinco andares em Berlim, mas foi obrigado a se mudar para o campo de concentração de Haja Vista, a casa nova e não tinha nada de legal para se fazer ou com quem brincar. Ele também não tem conhecimento do trabalho do seu pai, apenas sabe o necessário, que é algo importante para o seu país, usa um uniforme muito bonito e é chamado de Comandante.

Na nova casa Bruno consegue ver da janela do seu quarto uma cerca, várias chaminés e muitas pessoas vestidas iguais. O garoto acha que é uma fazenda e fica se perguntando porque não tem animais e acha injusto o fato dele ficar do outro lado da cerca sem ninguém.

Em um dia de puro tédio, o menino resolve fazer um balanço em um carvalho velho que fica em frente a casa. Ele pergunta para o Tenente Kurt Kotler, onde teria algum pneu velho e o Tenente ordena que o cozinheiro levasse Bruno para um tipo de 'quartinho da bagunça' onde tinha alguns pneus velhos, lá ele vê uma janela que da para a mata e leva até a cerca. Depois de construir  balanço sua alegria dura apenas alguns minutos, o galho se quebra e ele cai e se machuca. 

Pouco tempo depois Bruno resolve finalmente fazer uma exploração, ele anda por algum tempo, mais ou menos uma hora até chegar a cerca. Lá ele encontra um menino sentado, eles começam a conversar e descobrem que nasceram no mesmo dia. Bruno conhece um pouco mais da história de Shmuel e vice-versa. A partir dai começa a se desenrolar a história e alguns fatos que ocorreram naquela época do ponto de vista de uma criança de apenas 9 anos de idade.

Não achei triste, pensei que seria bem pior.  Pra mim o que torna triste o livro é o modo de como Bruno é inocente em relação as coisas que acontecem a sua volta.

No começo eu não estava entendendo nada, nem sabia que era sobre o Holocausto, então eu assisti o filme e depois voltei a ler. Clique aqui para ver o filme.


- Essa é a segunda resenha do desafio Ler cinco livros nas férias, para ver a primeira, clique aqui.





Vanessa Medeiros

9 comentários:

  1. Já que ainda não tenho o livro,vou assistir ao filme! Haha
    Achei muito interessante o seu projeto de ler 5 livros nas férias,parabéns!

    Beijos!! ^^
    Sofisticada e Feminina

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou loooooooouca atrás desse livro *-*
    Amei seu blog. Já segui.
    Xoxo
    http://garotaemmudancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi falar muiiiiito bem desse livro e do filme também,mas ainda não li ou assisti e pretendo.

    Beijos

    blogdagi1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. o livro eu ainda não li, mas o filme, já vi e achei muito lindo! Chorei horrores (alôchorona). eu ja ouvi falarem muito bem desse livro, outro dia entrei numa livraria e fiquei tentada a comprá-lo, mas ainda tenho livros que nunca li aqui em casa e uma das minhas metas é ler todos os livros que tenho antes de comprar novos. uahuahauhauhaua

    ResponderExcluir
  6. Já assistir o filme muitas vezes, mas sou louca para ler o livro! Ficou muito boa a resenha!
    Beijos
    www.dosedeilusao.com/

    ResponderExcluir
  7. Geeeeeeeeeeeeente, uma história maravilhosa com uma lição incrível!!! Li o livro e vi o filme, ambos causaram o mesmo efeito em mim!
    Sempre indico quando me perguntam uma história boa!!! <3

    ResponderExcluir
  8. Sou a única pessoa que nunca leu e nem assistiu esse filme? :( minha mãe ama, adora, vive dessa história e sempre me diz que tem uma lição incrível <3 saudades, irmã <3

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nem vi o filme, mas já vou deixar anotado para fazer os dois.
    www.larydilua.com

    ResponderExcluir

Main Menu Bar