Sobre Sonhos | Projeto P&B #3


Primeira semana de aulas e é sempre a mesma coisa de todos os anos. Poucos alunos em sala e muita conversa. Foi em uma dessas conversas que surgiu a pergunta: 
- Qual o seu sonho?

Fiquei pensando em tudo que eu queria, mas automaticamente parecia uma coisa completamente sem sentido classificar como um sonho. A primeira coisa que pensei foi:

 "Ser feliz", mas isso não é sonho, isso é uma coisa que não depende de dinheiro, saúde, lugar onde esta ou com quem está. Ter um sentimento não é um sonho, é algo simples. Temos 24 horas no dia o que é muito tempo para não se sentir bem, isso só depende de você mesma e de mais ninguém. Aprendi que é errado colocar a felicidade nas mãos de alguém é muita responsabilidade para uma pessoa só. Não que ela não seja capaz disso, mas pelo contrario, ninguém é obrigado a fazer tudo que te agrada para se sentir 'feliz'. Não existe uma formula única para a da felicidade, cada um faz a sua.

"Ser uma boa profissional" quando pensei nisso, quis rir de mim mesma! Todos nós somos capazes de ser um bom profissional. Uma dose de esforço, um pouco de estudo, outra de dicação, e uma dose extra grande de amor pelo que faz, mas uma dose de estudos e pronto, essa é a formula para ser uma boa profissional!

"Morar sozinha ou com alguém", essa é uma coisa que não chega a ser um sonho, esta mais para 'concretizar uma relação' ou 'conquistar a independência'. Não importa qual seja o motivo, mas é algo que acontece naturalmente.

"Viajar o mundo todo" coisa mais sem sentido para colocar na categoria sonhos (pelo menos para mim). Existem tantos pacotes de viagens acessíveis para qualquer classe social. Claro que vou ter que me esforçar para isso, mas não chega nem aos pés do impossível.

"Publicar um livro" também pensei nisso, mas ultimamente a coisa tem ficado bem mais simples do que se pensa. Qualquer um tem essa capacidade! Só começar a escrever em um dia qualquer no meio do tédio e não parar até finalizar a obra. E se eu juntasse todos os texto que publiquei até agora e mais alguns que tenho guardado e fizesse um livro, vocês comprariam? Alguns vão dizer que sim, outros que não. 

Acho que sonho mesmo é ver uma Sereia, algo que ainda não foi provado, mas algo que envolve tantas pesquisas e tantas coisas para se descobrir nos Oceanos. Esse deve ser o meu sonho. Achar o fim do arco-iris, ta ai uma outra coisa impossível, mas se nada é impossível, não custa acreditar e sonhar com isso, certo? Sonhos são o impossível ou quase isso, pelo menos no meu ponto de vista, a maioria das coisas com que sonhamos, é algo que é muito simples de fazer, mas a todos os momentos estamos colocando dificuldades, logo isso faz parecer impossível.

 Texto e foto por: Vanessa Medeiros, escrito em 30/01/2014.





- Agora me responda, qual é o seu maior sonho? Qual é a sua definição de sonhos?


Vanessa Medeiros

20 comentários:

  1. Viajar o mundo e publicar um livro = eu

    Moça o sonho é o combustível da vida...
    Sonhar é tudo de bom, sempre.

    Bjos
    Seguindo e curtindo a page.

    www.projeto23.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de sonhos as vezes serem impossiveis ,acredito que se realmente tentarmos poderemos realizar nem que seja um ,eu no momento tenho uma louca vontade de viajar pelo mundo mas agora não é possivel mas quem sabe daqui a alguns anos,um sonho nunca morre
    boa sorte pra vc com os seus
    beijos linda


    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sonhos são uma droga. Nos causam angustia e pressa... Mas tbm sou sonhadora, sonho com tanta coisa que passaria uma dia inteiro listando. rsrsrsrs Mas vamos conseguir!!!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com seu ponto de vista. Sonho pra mim são coisas quase impossíveis mas que nós queremos muito. Mas às vezes acabo falando que meu sonho é viajar o mundo porque fica mais fácil das pessoas entenderem haah (apensar de não concordar com esse termo). Enfim, acho que cê entendeu, né?
    E sim, ser feliz ou ser uma boa profissional não depende de outras pessoas, só depende de nós.
    <3

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho? Ah, vários! Casar, terminar a casa própria, ter filhos, um bom emprego.... Vários! :)

    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ia comentar em geral mas algo me chamou atenção: esse lance da sereia. HEUHEUEHUEHEUHE sabe que eu acho que o homem NUNCA vai conseguir descobrir tudo o que existe no mar? Eu sou apaixonada pelo fundo do mar, ele é tão misterioso! E, quando eu penso em sereias, penso em sereias do tipo feias, bem horrorosas, sabe? iusahiusahasiuh não sei pq... mas enfim.. acho que meu sonho relaiconado a fundo do mar, é achar um navio naufragado e entrar nele... tipo titanic, sabe? ou descobrir uma cidade submersa... imagina que louco!
    haha mas concordo com tudo o que disse sobre sonhos <3 Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma imensa vontade de viajar pelo mundo <3
    Adorei sua lista de projetos/sonhos, muito bacana!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ahhhh morar sozinha *o*
    mas acho que vai demorar p mim kk já que eu não tenho nem um emprego direito hauihsdiuasf
    adorei seus sonhos, quase todos iguais aos meus kkk
    beijão da Lari <3
    blog Call me Lari

    ResponderExcluir
  9. Nossa pior que é verdade, alguns sonhos são tão simples, mas colocamos tantas coisas na nossa frente e acaba parecendo ser impossível

    ResponderExcluir
  10. Nossa que tapa na minha cara! Eu coloco tanto impecilho da fazer as coisas, tanta dificuldade que nem sei porque faço isso. Minha definição de sonho é fazer algo que ninguem nunca fez, algo que disseram que eu não conseguiria fazer. Sonho é uma coisa bem relativa, o que é impossivel pra voce pode ser simples pra mim e virse-versa. Ja pensou olhar uma sereia ? Eu não descarto a hipotese. Ou quem sabe, viajar num foguete ? Taí,meu sonho é viajar num foquete :D
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Se você publicasse um livro, com certeza eu seria a primeira a lê-lo! HAHA. Eu levo comigo as seguintes frases: "queira o impossível, pois menos pessoas estarão tentando alcançá-lo, por julgar ser difícil demais" e "só é impossível se você achar que é" (Alice no país das Maravilhas <3) rs.
    Beijos,
    destemidagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhh, pra mim publicar um livro é um SONHO. Acho que não é fácil conseguir uma editora, escrever até que é (se tiver criatividade), mas difícil é alguém acreditar em você ou algo assim... Amei seu post!

    Beijos,
    http://diariodasquatro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Concordo com tudo que você disse, os sonhos que costumamos ter são coisas que se trabalharmos, corrermos atrás nos conseguimos.
    Eu quando estou querendo concretizar algo eu escrevo, assim eu vejo aquilo e começo a me esforçar mais, porque se realmente for importante para mim eu irei atrás, mas se eu nem escrever é porque tanto faz, mas se conseguir é lucro, srsrrs.

    Beijos, e continue sonhando.
    ^-^

    ResponderExcluir
  14. "Publicar um livro", estou começando a publicar o meu (dá um trabalho em? rsrs), boa sorte nos seus projetos! Amei seu blog, seguindo ele, segue de volta?

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Só em falar em sonho eu me arrepio toda, a vida e engraçada os anos passam e os sonhos continuam o mesmo, pelo menos pra mim!
    Tenho sonhos que são impossiveis, sonhos besta e que não vão me acrescentar em nada, e sonhos que tem o poder me levar a outro mundo. mas quando eu penso em qual eu realmente posso realizar, logo penso em aquele que realmente me faça feliz.
    POr isso sempre que posso desejo felicidade as pessoas pois assim, acho que todos poderiam realizar um desses sonhos né?
    rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. O meu maior sonho é ter bastante R$ e poder viajar o mundo inteiro. Acho incrível conhecer outros idiomas, comidas deliciosas, fotografar igrejas, museus, paisagens...Seja de carro, ônibus ou avião o delicioso é conhecer pessoas novas, costumes diferentes. Já viajei bastante aqui no Brasil, mas ainda quero mais, tipo Porto de Galinhas, Porto Seguro, Buenos Aires, Nova York, Londres, Portugal, Roma, Paris, se deixar eu não termino o comentário hoje haha Também acho que o combustível da vida são os sonhos, sem eles não há mais razão de levantar todos os dias pela manhã, concorda? Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  17. Adorei seus sonhos! E ah, meu maior sonho... São tantos. Eu vivo falando "ah, meu sonho é isso" "ah, meu sonho é aquilo", acho que se eu for parar para listar os meus sonhos e tentar selecionar o meu maior (ou o que eu mais quero), vai levar uma eternidade. Mas no momento é morar sozinha/ser independente, porque odeio depender dos meus pais pra tudo, tipo eles já me deram a vida, eu não podia exigir mais que isso.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse seu texto Vanessa! Definiu tudo super bem.
    Realmente, nada na vida é impossível se a gente se esforçar pra isso! Os meus sonhos no momento são viver daquilo que eu mais amo e ser independente na vida.. Mas acho que posso chamar isso de desejos, né? (:

    Adorei seu blog, super completinho! Tô te seguindo em todas as redes sociais, viu? :)))

    Beijos da Tabatha!
    www.naocontapraninguem.com

    ResponderExcluir
  19. Eu não concordo com seu ponto de vista na verdade, haha pra mim viajar pelo mundo todo e publicar um livro são sonhos sim, e a gente deve lutar para alcançá-los. Quem disse que sonho é algo impossível? rsrs

    Mas gostei de saber sua opinião (:
    Beijo,
    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. (eu entendi a parte que você disse ''a maioria das coisas com que sonhamos, é algo que é muito simples de fazer, mas a todos os momentos estamos colocando dificuldades, logo isso faz parecer impossível.'' e concordo, asiauhsa)

    ResponderExcluir

Main Menu Bar