25 março 2015

Se eu ficar ( If I Stay) - Gayle Forman | Resenha do livro


Desde a última bienal eu estava querendo muito ler esse livro, mas só comprei no final do ano, literalmente. Confesso que assim que eu coloquei os olhos nele, me apaixonei pela capa e criei muitas expectativas. Desde então, era raro entrar em um canal ou em um blog literário e não encontrar uma resenha  e isso só foi aumentando as minhas expectativas.



Sinopse: - Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera...e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois.Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Mia é uma violoncelista muito talentosa e tem um sonho de entrar para a Universidade de Juilliard. Além de muito talentosa, Mia é uma adolescente com sérios problemas de insegura. Ela é insegura com o seu futuro, com a aprovação dos seus pais, pois ela ama música clássica e sua família ama rock, inclusive seu namorado. Adam tem uma banda de rock que esta começando a fazer sucesso. Sua mãe era hippe na adolescência e atualmente é considerada como "mãe ursa". Seu pai tocava em uma banda de rock, mas agora é professor de inglês. Teddy, é o irmão mais novo que esta começando a ter interesse pela música. Eles formam uma família de músicos bem unida, carinhosa e cheia de amor!

Cada capitulo vai se alternando entre o passado e o presente da Mia e assim ela vai contando as coisas mais marcantes de sua vida. Como ela conheceu Kim sua melhor amiga, festas da família, feriados importantes, a primeira apresentação, o primeiro show em que ela foi da banda do seu namorado e entre outros eventos.

A Mia com toda a certeza, foi a personagem que mais me irritou de todos os livros que já li! Ela esta sempre insegura, achando que não se encaixa em nenhum grupo da escola e familiar e fica com aquela coisa de "meus pais e meu namorado amam rock e eu amo música clássica, será que eles vão deixar de me amar por isso?" 

Depois do acidente, Mia vai para o hospital e consegue andar por todos os quartos e andares enquanto os médicos cuidam da sua forma física. Graças a isso ela tenta entender tudo o que aconteceu em poucas horas vendo como os seus familiares e amigos estão se sentido. 

Tem uma parte que ela surta, fica com raiva e pensa em desistir de tudo e então o seu estado piora e finalmente Mia percebe que realmente tem controle sobre sua vida e precisa fazer uma escolha, se vai ou não querer encarar as coisas depois do terrível acidente.

E, de repente, tudo o que preciso é segurar a mão dele mais do que já precisei de qualquer outra coisa na vida. Não apenas sentir que ele segura a minha mão, mas segurar a dele também.

Eu achei que o livro poderia ter sido bem melhor e mais explorando, pois a ideia é ótima! E pelo fato de ser uma tragédia, e da Mia ser uma adolescente ficou bem vazio, pois não tinha profundidade nos sentimentos dela e nos sentimentos dos envolvidos. Não achei uma leitura leve, pelo contrario, chega a ser bem cansativa e mesmo com poucas paginas a leitura não flui. 

O fato dela estar fora do corpo, fica perdido, em nenhum momento é explicado isso e não tem um motivo pra acontecer esse fato, fico bem aberto para o leitor e fica tipo "imagine uma explicação para isso".

Outro ponto que ficou meio confuso pra mim, foi o final. No segundo livro - Para onde ela foi - vai falar sobre o final do primeiro livro e dar uma resposta do que aconteceu e qual foi a escolha da Mia e isso eu tive que procurar para poder entender o final. Tem muitos outros pontos do livro que são confusos e  que a autora "deixou no ar".

Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você.

Um ponto positivo é que te faz pensar na vida e como tudo isso pode acabar em questões de segundos. Se eu ficar, me fez pensar nos pequenos detalhes e nas escolhas que fiz, de algumas que eu me arrependi e de outras que me orgulho de ter feito. O livro te deixa com pensamento do tipo "se acontecesse o mesmo comigo, o que eu escolheria? Ficar ou ir embora?"

Vocês já leram? O que acharam? Conte nos comentários! 


48 comentários:

  1. Ao mesmo tempo que quero muito ler esse livro, eu não quero por todo mundo já ter lido menos eu D: haha Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu estava louca para ler. Estava kkkk
    Não tinha lido nenhuma resenha até então... sabe... pela capa e pelo titulo, parecia que era uma história e tanto e pela sinopse e o que você disse vish... </3 decepção.

    Ainda bem que li antes de comprar haha

    Beijão
    http://www.cappuccinoebobagens.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa faz a gente criar muitas expectativas mesmo </3

      Excluir
  3. Quero muito ler, já vi várias resenhas sobre ele...muitas contraditórias, mas que me fez querer ler.
    Beeijo

    blog: marinaalessandra.blogspot.com
    canal: www.youtube.com/marypelosdezoito
    twitter: @mariinaale
    instagram: @mariinaalessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e tire suas próprias conclusões, com certeza vc vai encontrar algo bom nele <3

      Excluir
  4. Uau!!! Eu já lido uma resenha dessa livro mas só era citado os lados negativos e apesar disso, com essa tua resenha, senti curiosidade de ler ele. Gosto de livros que deixam no ar, parece que o autor ta me dando a oportunidade de participar kkkk e gosto principalmente de livros que me fazem refletir. Enfim, adorei a resenha e que bom saber que o livro tem também seus lados positivos kkk. Beijos linda =* http://sonhosdegiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! até que é legal essa coisa de "complete como você achar melhor essa parte" haha

      Excluir
  5. Oi Vanessa! Eu não li o livro mas assisti o filme. Gostei, mesmo sendo um clichê adolescente. Concordo com a sua resenha, as coisas ficam meio no ar sem uma explicação clara, mas acho que isso até combina com a temática da história.

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso combina muito com a Mia, pelo fato dela ser perdida e tal haha

      Excluir
  6. Ainda não li e pelo visto nem vou ler.
    Não curti a história, nem me deixou interessada. :/
    Boa resenha. Bjão Van.

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não li o livro, mas vi o filme e AMEI!
    To doida para ler o livro.
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  8. OI Vanessa não li o livro e nem vi o filme ainda, mas depois de ler sua resenha fiquei bem curiosa pra ler o livro mesmo. Sua resenha está ótima! bj

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um bom livro, vejo muitas pessoas comentando sobre ele!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br
    youtube.com/blogurbanoeretro

    ResponderExcluir
  10. Oi, Van! Eu ainda não li, só assisti ao filme! Mas minhas melhor amiga leu e disse que é ótimo. Opiniões divergentes! Hahahaha. Você falando desse jeito, eu desanimei, porque detesto livros cansativos e muito parados. E detesto também quando as coisas ficam no ar, acho que o autor tem que nos entregar um trabalho pronto e completo, por isso minhas queixas com relação ao terceiro livro da série A Seleção, muita coisa ficou no ar!
    Beijos
    www.rockandrose.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um tempo que li A escolha, mas não me lembro de algum parte que ficou no ar, só no começo da serie que tem essa coisa haha, talvez as suas respostas vão estar em A herdeira.
      Beijos <3

      Excluir
  11. Li o livro e assisti o filme e gostei da história, só achei chato ter continuação. Nem precisava no caso.
    bjokas http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não enho uma opinião formada da continuação, mas o filme é bom <3

      Excluir
  12. Nunca li o livro, porém assisti o filme final de semana passado e simplesmente me apaixonei pela trilha sonora, inclusive o último post do meu blog tem uma música do filme. Olha lá e vê se gosta!
    Adorei o blog!!
    Beijos

    tresestacoes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilha sonora é realmente muito boa, vou ver sim!

      Excluir
  13. Nunca li esse livro, mas de tanto falarem bem dele.. estou mega curiosa!
    Estou te seguindo!
    Beijos <3
    www.universodasmulheres.com
    Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seguir e espero que você leia ele <3

      Excluir
  14. Eu não li o livro ainda e também não vi o filme para não tirar a graça da coisa, hehe.
    Vi algumas pessoas ressaltando os mesmo pontos 'negativos' que você, mas no geral o livro parece bom né. Tomara que eu consiga ler logo.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Todas as resenhas que vi desse livro são positivas, fiquei curiosa pra ler.

    http://www.papodemeninasaer.com/

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha!!
    Eu amei o filme e chorei horrores...
    Mas tenho vontade de ler o livro!

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  17. Eu não li o livro então não posso opinar, mas assisti o filme e chorei muuuuuito. Amei demais o filme, quem sabe se você assistir você não gosta mais?

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti o filme, e gostei bem mais da adaptação haah

      Excluir
  18. Eu só vi o filme e fiquei com muito raiva do final, agora tenho que esperar o próximo filme, ou pegar o livro pra ler e entender melhor o por quê daquele final. Só quero tentar ler antes de lançarem o segundo filme. Eu gostei da história, é bem profunda e leva a gente a pensar na vida e o quanto ela é valiosa. Gostei da resenha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aguardando o próximo filme também, a adaptação ficou muito bom haha Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  19. Adorei a resenha Vanessa, já li o livro e super recomendo, só me decepcionei com o filme, você já viu?
    Bjs
    www.larissapinheiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e eu gostei bem mais do filmes huahussau

      Excluir
  20. Oi, Vanessa! Tudo bom? Eu comprei esse livro ano passado e fiquei morrendo pra ler, mas tive tantas opções na frente e depois vieram os que eram prioridade da escola e acabei ficando sem tempo e sem vontade, já que minha irmã leu e me deu todos os spoilers. Quando eu comecei a ver o filme, eu tava toda animada, porque achei que ia ser ótimo, assim como eu vi resenhas positivas na internet, mas eu achei ele tão paradinho, meio sem sal, que acabei desistindo no meio. Ainda tenho esperanças de ler, fico feliz que tenha gostado, mas pelo que você disse e que vi outras pessoas comentando, o assunto faltou ser explorado e ser deixado mais claro no final.

    Beijão! Tem vídeo novo, olha lá <3
    www.meianoiteequinze.com.br
    www.youtube.com/ferzucolotto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, o filme é bem mais emocionante que o livro, eles tentaram explorar um pouco mais. Leia sim, dê mais uma chance pra ele haha
      Beijjos

      Excluir
  21. Ainda não li, mas pela resenha eu percebi que é bem parecido com o livro "Para sempre". Despertou a miminha curiosidade.

    http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tinha feito a essa comparação, mas com o seu comentário percebi que tem muitas coisas parecidas!
      beijos

      Excluir
  22. Odeio livros com falta de profundidade nos assuntos.
    É bom sempre lermos livros para tirarmos algum proveito dele, mas se a história é mt superficial, fica difícil refletirmos sobre determinados problemas =/

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro sem profundidade que eu li e espero que isso não aconteça de novo :(

      Excluir
  23. Adorei a resenha sincera, nem imaginava q pudesse ser confuso em algumas partes assim!
    Mas num geral falam muito bem desse livro né?

    Beijão!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral é um bom livro, acho que não gostei muito, pois criei muitas expectativas dele.
      Beijos

      Excluir
  24. Eu assisti o filme e amei, ficou agora a vontade de ler o livro hahaha

    Otima resenha beijo <3

    http://luacardozo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo