17 abril 2015

Cartas de amor aos mortos - Ava Dellaira | Resenha



Essa era a resenha que eu mais queria postar aqui no blog. Cartas de amor aos mortos, é um dos meu livros favoritos! 

Já aconteceu com vocês de uma amiga falar muito de um livro que leu e depois te emprestar e você ver o quão realmente ele é encantador? Pois isso aconteceu comigo no meio do ano passado. A minha melhor amiga sempre falava desse livro, até que um dia ela me emprestou e eu passei a ama-lo desde a primeira página! Se você ainda não leu Cartas de amor aos mortos, faça isso o mais rapio possível! 


Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

ISBN: 9788565765411
Tradutor: Alyne Azuma
Lançamento: 05 de Julho
Ano: 2014
Páginas: 344
Editora: Seguinte
Nota: 5/5 


Tudo começou com uma lição, como próprio dito na sinopse. Cada capitulo será contado por uma carta para algum famoso que já morreu. A estória vai se alterando entre os fatos que aconteceram na vida de Laurel no passado e no presente, a vida e o trabalho desses famosos que ela destina as cartas e sobre a Lau tentar entender a causa de suas mortes.

Lau decide começar o ensino médio em uma escola nova, onde não conhece ninguém, pois não queria estudar onde a irmã estudava, e isso era um meio de fugir das perguntar sobre a morte de May. (isso não é spoiler)

Após algumas aulas ela conhece Hannah e Natalie, que se tornam suas melhores amigas e a partir dai começam a fazerem tudo junto, trabalhos da escola, ir em festas, ir em festivais entre outras coisas. A amizade delas passam por um momento bem delicado e ficam sem se falar por um tempo, mas tudo acaba se resolvendo.

Laurel perde a irmã a mais velha, sua melhor amiga e companheira, seus pais são separados e sua se muda para longe, ela fica morando uma semana na casa da avó e na outra semana na casa do pai. O pai e mãe de Lau encarram o luto de formas diferentes. Ao longo do decorrer da estoria ela Laurel aprende a conviver com a sua dor, não só em relação a morte de sua irmã, mas como todas as coisas que vão acontecer, principalmente na sua relação com Sky.

Sky é um garoto inseguro igual Laurel, também tem problemas em casa e por isso evita de levar seus amigos em casa. Ele enxerga a Laurel de um jeito diferente e em uma parte ele fala tudo o que pensa dela de uma forma meio bruta, mas isso acaba sendo muito importante para o amadurecimento dela.

Hannah mora com os avós doentes e o irmão mais velho, tudo parece bem, mas o fato é que ela esconde muito bem o que se passa dentro de sua casa. Ela sempre arruma um namorado novo, onde procura suprir uma falta de amor e carinho, o que na maior parte as vezes deia a melhor amiga, Natalie, P* da vida.

Tristan Kristen, também são amigos de Laurel, eles formam um belo casal, mas terão que tomar uma decisão muito importante sobre o futuro deles.

Natalie assim como os outros personagens também tem problemas, só que no caso dela é um amor meio que impossível, que só acontece na base do álcool. Quem já leu sabe do que eu to falando e quem não leu vai entender assim que ligar pequenas coisas.
"Gostaria que você me dissesse onde está e por que foi embora. Você era o músico favorito da minha irmã, May. Desde que ela morreu, tem sido difícil ser eu mesma, porque não sei exatamente quem eu sou."
Uma coisa que eu gostei muito desse livro é que autora montou todos os personagens com muito cuidado para que nenhum tenha uma vida perfeita e sem problemas, ela fez algo mais real, claro que temos alguns clichês, porém não é algo forçado e enjoativo.

Achei o livro espetacular, a escrita maravilhosa, a preocupação para deixar os famosos mais humanos e não do gente comercial que vimos por ai. Ava Dellaira encheu o livro com sentimentos profundos, confissões impressionantes e em nenhum ponto a leitura se tornou algo massante. 
"Tem coisas que não posso contar para ninguém além das pessoas que já não estão mais aqui."

Nenhum dos nomes é escolhido por acaso, eles sempre tem uma ligação com um momento da vida de Laurel, seja por um filme que ela gostava de assistir com May ou de alguma banda que May apresentou para ela.

Um ótimo ponto positivo desse livro é conhecer outros artistas e suas historias, como eles viverem e sua importância para o mundo de alguma forma. Outra coisa bom também é conhecer inúmeras músicas boas e diferentes.

Antes eu ouvia algumas músicas da Amy Winehouse e pra mim as letras eram meio que vazias, depois de ler o livro pude entender o sentimento colocado ali e passei a amar as músicas e todo o seu repertorio. O mesmo aconteceu em relação ao Kurt, só que não com a música, mas sim com a sua morte, consegui ver por outro lado o seu ato. 

Encerro o post com o meu trecho preferido - discussão sobre um poema na aula de inglês: 


" - Bem, é claro que ela está mentindo. Não é fácil perder as coisas.
- Por que algumas coisas são mais difíceis de perder que outras?
- Por causa do amor, claro. Quanto mais se ama alguma coisa, mais difícil é perder.
- Sabe, acho que, quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo. "




                         Facebook | Instagram |Twitter|Flickr| Tumblr| Youtube|

50 comentários:

  1. Nossa! Deve ser demais o livro, fiquei encantada só de ler sua resenha!
    Já deu uma olhadinha no blog hoje? Tem várias novidades. Se quiser dar uma passadinha seja muito bem vinda.
    Beijão linda! <3

    www.tresestacoes.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha lido uma resenha e fiquei super curiosa! Agora mais ainda. <3 Parece muito legal. Vou procurar para comprar. Beijoss

    Fernanda Mrgd

    ResponderExcluir
  3. Parece ser legal esse livro, a história é bacana. Mas 344 páginas? Meu Deus, eu desisto de ler só ver esse número HAHAHAHHAHAHA :x

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece muito, mas quando você pega o livro parece que nem tem 200!

      Excluir
  4. Tanta gente fala desse livro
    Eu precisooooooo
    E essa capa? Maravilhosa! Perfeita!!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bonito o livro, mas ainda a bem, todos os cantores que eu gosto ainda estão vivos kkkk

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa, a capa é linda e gostei da resenha e da dica do livro.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma amiga que é looouca por esse livro, me falou recentemente dele. haha. Que conscidencia. Ah e adorei a resenha. ;)

    http://www.rosachicleteblog.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa amigas falando sobre livros ótimos <3

      Excluir
  8. Esse livro já coloquei ele no topo da lista da próxima feira do livro que eu for,quero muito ler ele,pelo fato de já ter me encantado pela história,e fico curiosa a cada resenha que vejo para logo matar minha curiosidade(que já aumentou mais ainda depois da sua resenha).
    Beijos flor

    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você adorar esse livro! Espero que você consiga ler logo <3

      Excluir
  9. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro, ele está na minha listinha de livros para comprar. Essa sua resenha ficou muito boa *-*
    Beijão! www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, vale muito a pena e muito obrigada <3

      Excluir
  10. Nunca tinha escutado falar desse livro, amei conhecer!
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. eu tava comentando com uma amiga minha que está lendo esse livro sobre como tem saído livros assim, com personagens que escrevem cartas... "Claros sinais de loucura", "Perdão, Leonard Peacock", se não me engano "As vantagens de ser invisível" também tem cartas... sem falar no clássico "O Mundo de Sofia" que anda em alta novamente (e provavelmente quem está "inspirando")... Enfim, gostei dos teu comentários sobre o livro. :)

    Riscos e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "As vantagens de ser invisível" também é por meio de cartas, tenho gostado bastante de livros assim. ainda não li "Perdão, Leonard Peacock"

      Excluir
  12. Estou querendo muito ler esse livro desde que a Deise (2º administradora do blog) fez uma resenha, mas depois acabei esquecendo dele e agora com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler, kkk. Preciso muito! http://sonhosdegiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a resenha fez você se lembrar dele ♥

      Excluir
  13. Nunca ouvi falar desse livro, e parece muito interessante! ainda mais pelo o que você falou sobre a Amy e Kurt que eu amo de paixão, adorei o post!
    Beijos,

    http://quemvepensah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Tenho curiosidade para ler esse livro *-*
    Aguardo alguém me dar de presente kkk
    Linda resenha !

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ganhe ele, vai ser o mlhr presente, haha

      Excluir
  15. Olá,
    Comprei esse livro esses dias, mas ainda não tive oportunidade de ler, por esse motivo ainda não posso dar minha verdadeira opinião sobre ele. Mas quero conhecer a história.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste da história quando ler ♥

      Excluir
  16. Gostei! Eu acho que já havia lido uma resenha, só que não era tão completa quanto a sua (eu acho). Então, gostei, fiquei com vontade de ler. Os que eu conheço são só Amy e Kurt, tanto de música quanto a morte e tal, mas é interessante se aprofundar mais no assunto, até porque eu gosto de saber de tuuudo mesmo. Fora que pelo visto o livro tem toda uma história que te envolve né? Gostei!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro! E também sou muito curiosa e quero saber de tudo hahah

      Excluir
  17. Li seu comentário lá no meu blog, e desculpa a curiosidade, mas sua mãe ficou puta com você foi por causa de piercing também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi por isso, mas vou te mandar um e-mail falando pq acho mais fácil de contar tudo heeu

      Excluir
  18. Parece ser um bom livro, adorei o título!


    Beijos, Jell e Marcelo ♥
    www.urbanoeretro.com.br
    youtube.com/blogurbanoeretro

    ResponderExcluir
  19. Ele está na minha lista! Estou louca para ler sua resenha só me deu mais vontade :3

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olha pelo que li parece ser um livro incrível mesmo , adorei os personagens e o estilo do livro a capa super fofa :)
    beijos


    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro bem interessente, fiquei com vontade de ler!
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá, adorei a resenha. parece ser ótimo, bjus
    @_angellribeiro

    http://www.modaimagem.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu sou louca para ler esse livro, tenho muita vontade em ler :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  24. Que bacana! É bem interessante a história dele.

    http://www.papodemeninasaer.com/
    Instagram: @Blogpapodemeninas

    ResponderExcluir
  25. Uau, parabéns pela resenha, o livro parece mesmo muito bom.
    Parece interessante esta ideia da carta.
    Fiquei curiosa.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo