Receita: Pudim de Paçoca VEGANO !

Quem acompanha os meus vídeos do Youtube ou os meus stories no Instagram já sabe que comecei a minha transição para o veganismo no final de dezembro.  A única coisa que preciso cortar são os doces e isso tem sido a parte mais difícil! Sempre entro em grupos de receitas veganas no Facebook e isso ajuda muito no processo de aprender novas receitas!

Recentemente fiz o Pudim de Paçoca Vegano, é super simples e delicioso! Muitas pessoas acham que ter um estilo de vida vegano é caro, mas esse doce mostra o oposto dessa afirmação equivocada, pois para fazer o pudim você vai precisar basicamente de leite de amendoim e paçoca! É possível comprar o leite já pronto ou fazer em casa.




Ingredientes:
750 ml de leite de amendoim.
15 paçocas rolha + 2 ou 1 para a cobertura.
2 colheres cheias de amido de milho.

Como fazer: 
Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto as paçocas para confeitar. Coloque a mistura em uma panela e mexa bem até dar o ponto de brigadeiro de colher, o que leva aproximadamente entre 5 e 12 minutos. Coloque a massa em uma forma untada apenas com óleo. Usei óleo de coco, mas pode ser qualquer outro que você tiver na sua casa. Deixe na geladeira por algumas horas, desinforme e enfeite com as paçocas que sobraram.

Receita do leite de amendoim:
1 e 1/2 de amendoim cru ou torrado sem casca. Deixe de molho por 8 horas no mínimo e depois bata no liquidificador com 750 ml de água. Passe na peneira e depois você pode espremer os resíduos com ajuda de um pano para aproveitar melhor e  está pronto o seu leite vegetal.

Algumas dicas: 
  • Com os resíduos que sobrarem do leite vegetal de amendoim é possível fazer bolos, cookies ou até mesmo usar em alguma outra receita. 
  • É possível desinformar ainda quente o pudim, mas preferi esperar ele esfriar algumas horas na geladeira para fazer isso com mais segurança. 
  • Duas paçocas para confeitar pode ser muito, vai depender da sua forma, se ela for mais aberta ficara perfeito! 
  • Caso ache necessário pode  acrescentar um pouco de açúcar assim que a massa sair da panela. Misture bem e coloque na forma.




O doce fez um sucesso enorme aqui em casa, sou a única vegetariana e todos gostaram bastante do resultado. A consistência lembra muito de um pudim de leite, e o sabor não é enjoativo. Com certeza irei fazer essa receita na época de festa junina. 

Você já comeu esse pudim? O que achou da receita? Me conte nos comentários!

1 comentários

  1. Meu Deus, parece delicioso! Sou lactovegetariana, e realmente, é difícil largar os doces. Tenho tentado reduzir ao máximo, mas é difícil achar opções que não sejam derivadas do leite em cidade pequena.
    De qualquer forma, fiquei muito animada para testar essa receita ♥

    letologia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir